Carregando...
 

Carrinho seguidor de linha

Os Sensores Reflexivos Infravermelho - Parte 1

Publicado por mario em 2012-09-30
Sensores de luz são componentes eletrônicos muito utilizados em dispositivos automáticos. No nosso caso, vamos utilizar uma fonte de luz (LED) e um sensor de luz (fotodiodo). Mas, como a luz visível pode confundir nosso sensor de luz, vamos usar luz infravermelho para dimnuir o efeito da luz ambiente.
A transmissão de dados digitais por luz infravermelho é usada em todos os controles atuais de TV, DVD ou qualquer equipamento que deve ser comandado à distância.
Fechar
dicaFaça você mesmo
Utilizando a câmera de seu celular, uma webcam, uma câmera digital, você poderá ver o que é invisível para nossos olhos. Pegue um controle remoto de qualquer equipamento e aponte sua câmera para a parte frontal dele. Pressione qualquer tecla e observe uma luz branca piscando. Sem o uso da câmera você não vê nada. É uma radiação infravermelho que somente dispositivos sensíveis podem "enxergar".
Detalhe: iPhone, iPad e iPod possuem um filtro de infravermelho em sua câmeras. Você não conseguirá fazer essa experiência. Use outra cãmera.

Os leds são encontrados nas loja de componentes eltrônicos. Normalmente temos leds com e se terminais, várias cores e de tamanhos 3mm, 5mm e muito pequenos, que são os SMDs. Os leds são componentes semicondutores com polaridade, ou seja, o positivo e o negativo devem ser corretamente ligados. Além disso, devemos ter cuidado com a corrente que usamos para acendê-lo. Se uma corrente maior fluir pelo led, ele poderá queimar.
Fechar
dicaFaça você mesmo
Ligando um led em uma bateria de 3 volts do tipo botão.
Você precisa estar logado para visualizar as imagens

  • Thanks Brad an Kathy for the images. Esse é o site deles LucidScience.com(external link) (Todo em inglês)
Nosso sensor usará um led infravermelho de 3mm. Ele produz uma luz invisível aos nossos olhos. Para acendê-lo devemos calcular para que passe por ele uma corrente de 30mA (30 miliamperes ou 0,03 Amperes). Dessa forma ele acende com uma boa luminosidade e não corre o risco de se queimar.
Fechar
dicaFaça você mesmo
Na POP2-Lite utilizaremos o conector de entrada analógica para também acender o led infravermelho. Ao conectarmos o conjunto de leds e fotodiodos que acompanham o Kit, os leds infravermelho serão acionados pela fonte de 5 volts da próprio POP2-Lite.
O fio vermelho leva a tensão de 5 volts ao conjunto de sensores.

Como utilizaremos a POP2-Lite para acender o led, sabemos que a tensão que essa placa fornece é de 5 volts. Nosso circuito elétrico fica assim: